KUNG-FU

KUNG-FU é uma Arte Marcial Chinesa da Escola WEI CHIA, que nasceu da necessidade dos antepassados na sua luta contra animais ferozes e inimigos. Suas origens perdem-se nos primórdios da civilização Chinesa. Embora esta Arte tenha sido mencionada historicamente pela primeira vez no ano 2.674 AC, seu surgimento é muito anterior. Esta Arte se desenvolveu a um surpreendente nível de sutileza técnica graças às continuas revoluções internas e as constantes guerras com povos vizinhos. Para os Chineses o KUNG-FU não era apenas um modismo esportivo e sim um imperativo de sobrevivências, condições que se mantém até hoje. Chinesas, entretanto, na China o termo mais utilizado é o WUSHU que, literalmente, significa ARTE MARCIAL.

 

HISTÓRICO DO ESTILO FEI-HOK-PHAI

A origem deste estilo se dá na China do século XVII em meados de 1.650, com a invasão Manchu já concretizada a da Dinastia Ming destituída.  A cultura e a religião chinesa foram mantidas nos mosteiros principalmente no mosteiro de SHAO-LIN, na província de Hunan, que se transformou em um foco de rebeldia.  Graças um informante, o Imperador K’ Ang Hsi descobriu esta conspiração e mandou o exército destruir o Templo de SHAO-LIN. Deste morticínio escaparam cinco mestres, dos quais FONG-SI YIU e HWANG-SIN KWAN mantiveram vivas as técnicas da GARÇA e do TIGRE. 

Anos mais tarde, em Cantão (cidade ao sul da China), encontramos HUNG-FEI-HUNG, um dos maiores lutadores  que a China conheceu, que notabilizou-se por inúmeros campeonatos vencidos e vários adversários derrotados. Este ensinou sete discípulos, especializando-os numa determinada técnica. Destas, cinco são de grande importância para nós: HUNG-GAR, LAO- GAR, CHOI- GAR, LEI- GAR e MO-GAR.  

O estilo FEI-HOK-PHAI nasceu destas cinco técnicas enriquecidas pela filosofia do Tai Chi Chuan e Yoga. Da mesma forma que ao organizar um arranjo de flores num vaso é preciso escolher os vários elementos que vão compor a obra final, os melhores elementos de cada estilo foram sendo selecionados e adaptados para formar o FEI-HOK-PHAI, num processo em que a evolução e  a concretização do novo estilo se deu naturalmente.  O nome Fei-Hok-Phai liga-se diretamente à imagem de uma garça em pleno vôo, pois, tal qual a representação daquela ave, Gão Mestre Lope veio de tão longe e com uma bagagem tão rica, portador  de inúmeras sementes valiosas que vieram a florescer aqui no Brasil, local onde seu Estilo realmente desabrochou e tomou forma definitiva; fruto de todos os conceitos aprendidos anteriormente de tão remotas e profundas com grandes mestres da China e Hong Kong.

FILOSOFIA DO ESTILO FEI-HOK-PHAI

“O mestre sempre diz que não devemos praticar o Kung-Fu para brigar, mas, sim para nos sentirmos felizes e realizados com a mente e o corpo purificado”. 

“O importante para ser um bom discípulo de Kung-Fu é ser paciente e educado. Nunca devemos pensar que somos os melhores, pois acima de nós existe sempre uma pessoa mais perfeita e desta só podemos aprender algo a mais”.  

“Grão Mestre Chiu Ping Lok”